sexta-feira, 8 de maio de 2009

Os sofridos Kinguios


Foram domesticados cerca de 1000 anos atrás na China, eram os bichinhos de estimação da Dinastia Sung, seu temperamento é bem dócil, impossibilitando a convivência com muitos peixes, populares em todo o mundo os Kinguios como diz o título da postagem são sofridos (mas... porque???), devido ação de lojistas que fazem de um tudo pra vender, esses peixes são vendidos ainda filhotes, com o rótulo de serem resistentes e de viverem sem bomba e sem filtragem, sendo que a realidade é totalmente diferente, são peixes extremamente exigentes em ambos os aspectos, a filtragem ideal gira em torno das 10 vezes por hora, pois estes não tem estômago, então metabolizam o alimento muito rápido, turvando rapidamente a água.

Apresentam-se em cores brilhantes tais como: branco, preto, marrom dourado, vermelho, laranja, amarelo, cinza, cinza azulado, chá e pintado. Tem um comportamento diferenciado dos outros, pois reviram o substrato, arrancando as plantas, enfeites e fazendo depressões no substrato, além de comer as plantas naturais. A temperatura para eles está boa em torno dos 20°C e pH 7,2, é um dos peixes com maior longevidade, cerca de no minimo 10 anos e há relato de kinguios com mais de 30 anos.

Devido o cruzamento seletivo hoje conta-se com uma imensa variedade de Kinguios no mercado, como:

Telescópio: tem os olhos esbugalhados;
Oranda red cap: tem uma estrutura carnuda vermelha na testa;
Bolha: ou olho-de-bolha, que tem duas bolsas sob os olhos;
Cabeça de Leão: Tem a cabeça bem deformada, cheia de depressões e caroços.

Entre outros.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo sobre os Kinguios. Recentemente minha mãe comprou um Kinguios e foi enganada pelo vendendor dizendo q o probre Kinguios poderia sobreviver em aquarios sem bomba e pequeno.Em menos de 15 dias o peixinho morreu.

    Erika Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um aquario de 150 litros e misturo ciclideos com kingios e nunca a uma os ciclideos joia , socolofo, eo auratos e pretendo mais kingios deixar os ciclideos de lado

    ResponderExcluir

Fique a vontade...