terça-feira, 31 de março de 2009

A importância de um bom Substrato

Já tenho pouco mais de 10 anos no aquarismo, porém aquarismo de verdade pode-se dizer que são uns 2 anos em que aprendi muita coisa diferente com o advento da internet na minha vida, kkkkk.

Sempre tive o sonho de ter um aquário cheio de plantas, e sempre o fazia, no início estava tudo muito bem mas depois de um tempo elas todas morriam ou ficavam altamente debilitadas, ai eu pensava: "O que é que está errado???"
Passei a pesquisar, vi que o FBF(que nessa época fui induzido a usar) era o que "matava" meu aquário de tempos em tempos. Aí retirei o maldito e voltei aos meus 12 anos, quando eu usava apenas o cascalho e o Dojô tirava minhas plantas do lugar, kkkk. Passei a não perder mais peixes, mas minhas plantas não eram tão bonitas depois de certo tempo.

Aqui está uma foto do meu aquário numa das melhores épocas(visualmente falando), mas uma desgraça estava por acontecer, pois o FBF está ai:


Bom, aí como vocês estão vendo, é um aquário comunitário, com muitos peixes e plantas aparentemente todos sadios, mas cerca de 3 meses depois já não estava assim, a samambaia ainda pequena na foto tomou quase metade do aquário, mas como já dá pra perceber um pedaço dela está morto, e era sempre assim, crescia um galho e outro morria, até que apodreceu a raiz e não teve mais como.

As outras plantas também não resistiram, a única que se manteve foi essa Amazonense que permaneceu viva até mesmo depois que eu retirei a iluminação.


Daí fiquei um tempo pesquisando em sites e fóruns, até que encontrei pessoas com quem conversar sobre aquarismo em algumas comunidades, dentre tantas receitas de substrato tive de escolher uma e hoje posso dizer que realmente é a fórmula do sucesso de um plantado, pelo menos na minha casa, kkkkkk.


Aqui vai a receita que usei para meu aquário que as medidas já postei aqui mesmo no blog:

-4kg de Terra vegetal com Humus de Minhoca

-1kg de Laterita

-Uma boa camada de cascalho ou aquele areião de filtro mesmo.


Pronto, e mais, não lavei e nem fervi o humus e minha Laterita é da comum, aqui vai a foto:



Essas tomateiras tem menos de uma semana no aquário e ja dobraram de tamanho, a planta da direita também está cheia de mudinhas no seu pé, os menores crescimentos são os da Microsorium pois ela está num tronco, não tem contato com o substrato e da samambaia que está na sombra das Vallisnérias.

Não utilizo fertilizantes liquídos e nem injeção de gás carbônico.


Bom, termino por aqui, e desejo Boa Sorte pra todos vocês na montagem dos seus plantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade...