segunda-feira, 30 de março de 2009

Ampulárias: feias, nojentas...porém úteis


Pomacea Bridgesi, ou Ampulária, esse molusco que a maioria dos iniciantes de aquarismo ridicularizam dizendo: "Eu não vou colocar esse bicho feio no meu aquário!!!", pois saiba que esse bicho é de grande importância para o equilibrio de um sistema por ser um agente de limpeza de matérias mortas.
Muitos não sabem até ver acontecer, mas Ampulárias comem peixes mortos, e além disso dá conta de folhas mortas, restos de ração além uma ótima comedora de algas, tendo preferência pelas filamentosas, que são algas duras que Molys não gostam.

Diferente de outros caramujos, a Ampulária não é Hermafrodita, há machos e fêmeas, e a diferenciação é bem dificultosa, consiste em reparar do lado direito da nuca se há uma pequena protuberancia, que é denominada complexo peniano, a reprodução é extremamente fácil, não necessita de parâmetros adequados, basta que se tenha um casal, são ovíparos e poem seus ovos fora da água.

Pode-se oferecer Batata, Cenoura, Pepino e Abobrinha, elas adoram, vai demorar dias para que acabem com um fatia de qualquer desses alimentos citados, e elas dividem numa boa com outros interessados como o Cascudo e outros mais que gostem.

Muito cuidado, pois há 2 variedades muito parecidas deste animal, uma que é própria para o aquarismo por não destruir as plantas, que é a abordada neste artiga, a outra é a Pomacea Canaliculata, esta tem preferência pelas plantas sadias, porém pode acontecer de a P. Bridgesi comer também as folhas sadias, mas isso so acontecerá se não houver outro tipo de alimento, a diferencidação delas é difícil, o melhor modo é distingui-las pela concha.

Essa é a concha da P. Bridgesi







Essa é a concha da P. Canaliculata








Podem ser feias, isso é verdade, mas que são úteis, ah isso são!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade...