Milhares são os projetos divulgados em blogs, sejam eles de filtros, luminárias, background's, do próprio aquário e etc. Mas os mais comentados são os de filtros, principalmente os do tipo Canister, são centenas os projetos desse tipo de filtro, entre verticais e horizontais, com e sem T de inspeção, nas mais variadas bitolas e entre outros qualificadores que podemos encaixar os projetos desse tipo de filtro.
Mas, qual é o real custo/benefício de se construir um filtro desses? Percebo nos fóruns que muita gente faz esse tipo de filtro mas que acaba gastando tanto que era melhor comprar um industrializado mesmo. Temos que pensar primeiro nas características do Canister industrializado, para assim chegar aos prós e contras do mesmo e só ai verificar se o FVM vai ser realmente melhor, desde que o novo filtro conserve os prós e resolva os contras.
Hoje podemos encontrar bons Filtros Canister na faixa de preço de R$ 300,00 a R$ 500,00, então pensem direito, pois um filtro industrializado já passou por todos os testes e já sofreu diversas melhorias, ao passo que se você optar por fazer um, fatalmente você terá problemas, seja na montagem, seja nos primeiros testes, ou seis meses depois, enfim, as vezes é melhor economizar por algum tempo e comprar um pronto do que fazer um e ter problemas depois.
Não estou desencorajando o DIY, jamais, até porque sou adepto dele, faço meus filtros tipo Canister também, mas sei o quanto dá trabalho montar o primeiro e entender como fazer o próximo. Depois que você aprende é facil pazer outros, mas até aprender pode gerar custos e criar decepções.
Fica a dica, pesquisem o espaço interno dos Canister, a litragem, o tamanho, a eficacia e se você achar que pode fazer melhor, vá em frente, mas esteja consciente de que nao é só cortar um tubo e por 2 Caps, há muito mais do que isso, esteja preparado pra um bom desafio.
Vai aqui o link do meu projeto pra quem interessar: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=72944
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade...