terça-feira, 20 de julho de 2010

Injeção de CO2



Em diversos fóruns é tratada essa questão da injeção de CO2 nos aquários plantados, e tratadad em certas postagens como sendo algo crucial para a sobrevivência de um aquario plantado, mas qual é a real necesidade desse procedimento?

Trataremos disso agora, bem, eu tenho um aquário plantado, o qual tenho além de muitas plantas muita fauna também, então um dia resolvi testar a injeção de CO2 em meu aquário, e só o que aconteceu de diferente foi que de manhã meus camarões estavam quase mortos e os peixes respirando à superficie, não perdi nenhum peixe, mas de fato aquilo não havia feito bem à fauna, então fui pesquisar mais sobre este assunto.

Bem todos sabem que os peixes respiram O2 e liberam CO2, isso durante todo o tempo, mas com as plantas é diferente, de dia as plantas absorvem CO2 e liberam O2, mas, a noite, o precedimento se inverte, as plantas passam a absorver O2 e liberar CO2, o que havia acontecido em meu aquário é que a noite saturou-se a água de Co2 ocasionando a dificuldade de respiração dos peixes.

Minha conclusão foi a seguinte, só é viável injetar CO2 extra quando a fauna é extremamente pouca em relação às plantas, eu já tinha muitos peixes, então já tenho CO2 suficiente para as plantas do meu aquário.

Há mais uma dúvida que intriga os aquaristas, quanto pôr de açucar e de fermento???
Pra que se tenha um fluxo baixo de bolhas ponha pouco fermento se quiser um fluxo mais alto de bolhas ponha mais fermento.
Quanto à quantidade de açucar, quanto mais açucar mais duradoura é a garrafada.

2 comentários:

  1. boa tarde amigo,coloquei co2 caseiro no meu aq mas o liquido foi p agua do aq e a agua ficou turva o que devo fazer.
    se puder me ajudar fico grato. obrigado e boa tarde

    ResponderExcluir
  2. Perdão pela demora, mas ultimamente tenho estado muito ocupado.
    Sempre que isso acontecer ponha a filtragem no máximo e faça TPA.

    ResponderExcluir

Fique a vontade...