sexta-feira, 8 de maio de 2009

Papilocromis


Também conhecido com Altispinosa, é um Ciclideo anão muito parecido com um primo famoso, o Ramirezi, porém de manutenção mais fácil, por tolerar uma maior faixa de mudança de parâmetros. Apresenta-se com uma coloração parda, por vezes com faixas pretas transversais, vive em rios do Brasil e Bolívia, aceita uma variedade grande de alimentos, quanto a sociabilidade é um peixe pouco territorial quando formado um casal, e extremamente pacífico quando único da espécie.

As diferenciações entre machos e fêmeas não fogem a regra da maioria dos ciclídeos anões, barbatana dorsal com os primeiros raios maiores e uma coloração mais viva são características de um macho, além do tamanho que fica em torno de 8cm nos machos e 6cm nas fêmeas, quando bem adaptados ao aquário, apresentam uma coloração rósea fosforescente nas beiradas das nadadeiras.

Tem um jeito peculiar e diferente de nadar, pois nadam aos trancos, ficam parados com as barbatanas abertas, quando se movem fecham-nas e ao parar abrem-nas novamente, nunca nadando grandes distâncias, gostam de ambientes densamente plantados, com um pH em torno de 6,5 a 7,5 numa temperatura entre 22° e 28°, devem ser mantidos em aquários acima dos 50 litros.

3 comentários:

  1. Eu tenho dois peixes desse, são bem legais, não sei dizer se é um casal, pois um deles é pequeno, mas gostei muito das informações daqui.

    ResponderExcluir
  2. O meu papilocromis comeu os olhos das coridoras, isso é normal\?????????

    ResponderExcluir
  3. osmeus nunca deram cria sempre cairam na porrada kkkk

    ResponderExcluir

Fique a vontade...